sexta-feira, 21 de junho de 2013

BUBBLE POCKETS ROMPERS, A TRANSFORMAÇÃO

Para a série FLIP THIS PATTERN do blog FRANCES SUZANNE resolvi transformar os fantásticos BUBBLE POCKETS SHORTS em BUBBLE POCKETS ROMPERS. E estes calções são tão versáteis que acabei por fazer não uma mas duas versões: uma mais chique para um look citywear e outra mais descontraída para um look beachwear.
Hoje é dia de votação!
Para votar basta dar um salto aqui e escolher a transformação que mais gostam.
Espero que seja a minha...

Entretanto a Emily desafio-me a organizar um tutorial para esta transformação. Pus mãos à obra e, além do tutorial, desenhei o molde do corpo do macaco. Como tenho muita prática de Autocad (o programa de desenho que uso todos os dias nos meus trabalhos de arquitetura) desenhar os moldes acabou por ser mais fácil e rápido que do pensava…

IMPRIMIR O MOLDE
Faça o download do molde (são quarto folhas: folha 01, folha 02, folha 03 e folha 04) e imprima numa impressora A4. Confirme que os desenhos estão bem impressos com a ajuda da escala gráfica incluída em todas as suas páginas. Corte e una as duas folhas de cada um dos moldes alinhando as suas linhas limites.

COSTURAR OS CALÇÕES
Corte e costure os calções segundo o molde e as instruções da Heidi saltando os passos relativos ao cós (páginas 10 a 15).
Se quiser rematar os bolsos com fita de viés (em vez de uma bainha normal) deverá cortar as suas peças com menos 0,5cm+1,5cm de altura.
 
COSTURAR O CORPO (VERSÃO BEACHWEAR)
Corte as duas peças de tecido que constituem o corpo do macaco (frente e costas) usando os moldes que imprimiu.
Remate com ponto ziguezague as costuras laterais de ambas as peças que constituem o corpo do macaco.
Colocando o lado direito contra o lado direito das peças da frente a das costas, prenda com alfinetes e cosa ao longo das costuras laterais (costura com 1cm). Abra as costuras com o ferro de engomar.
O decote da frente deverá ser franzido para ter um comprimento final de 22cm para o tamanho 7/8 anos (19cm para o tamanho 5/6 anos, 17cm para o tamanho 3/4 anos, 16 para o tamanho 12/24 meses e 15cm para o tamanho 6/12 meses) antes de ser rematado com fita de viés. Para isso recorra à mesma técnica que usou para franzir a parte de inferior dos bolsos dos calções (página 31).
 Para rematar a linha do decote da parte da frente do macaco corte um pouco de fita de viés com o mesmo comprimento do referido decote. Comece por a abrir a fita no sentido do comprimento e coloque-a sobre o tecido, frente contra frente, fazendo coincidir os seus limites. Prenda com alfinetes e cosa seguindo a linha do vinco da fita de viés. Vire a fita para o avesso do tecido e, com a ajuda do ferro, vinque para que o seu limite coincida com a linha de pontos que costurou antes. Prenda com alfinetes e cosa, pelo lado direito, bem perto do limite da fita de vies.
Corte uma tira de fita de viés com 2,40m de comprimento para o tamanho 7/8 anos (2,10m para o tamanho 5/6 anos, 1,85m para o tamanho 3/4 anos, 1,60m para o tamanho 12/24 meses e 1,40m para o tamanho 6/12 meses) e marque o seu centro com um alfinete. Tal com fez no remate do decote da parte da frente, abra a fita de viés no sentido do comprimento e coloque-a sobre o tecido da peça das costas, frente contra frente, fazendo coincidir os seus limites e o centro marcado na fita de viés com o centro da peça das costas do macaco. Prenda com alfinetes e cosa seguindo a linha do vinco da fita de viés. Vire a fita para o avesso do tecido e, com a ajuda do ferro, vinque para que o seu limite coincida com a linha de pontos que costurou antes. Continue a vincar ao longo das alças.
Este tamanho de fita de viés dá umas alças bem compridas. Se estiver a usar uma fita de viés muito cara ou se tiver pouca quantidade pode reduzir um pouco o seu tamanho.
Prenda tudo com alfinetes mas comece por coser, pelo lado direito e bem perto do limite da fita de viés, apenas a zona da fita que remata as costas. Corte um pouco de elástico igual ao que usou para os bolsos calções com 32cm de comprimento para o tamanho 7/8 anos (25cm para o tamanho 5/6 anos, 20cm para o tamanho 3/4 anos, 18cm para o tamanho 12/24 meses e 17cm para o tamanho 6/12 meses) e, com a ajuda de um alfinete de dama, passe-o por dentro da fita de viés, deixando 1,2cm de fora de casa lado. Remate ambos os extremos do elástico com pequenos pontos para que não saia do lugar.
Para rematar as pontas das alças abra a fita e dobre-a sobre si mesma no sentido da largura, depois volte a fecha-la. Termine de coser a fita de viés ao longo das cavas até chegar ao extremo de ambas as alças.
UNIR OS CALÇÕES AO CORPO DO MACACO
Para unir os calções ao corpo do macaco, coloque os calções dentro do corpo do macaco, frente contra frente, alinhe as suas costuras laterais e os seus limites, prenda com alfinetes e cosa ao longo de toda a linha da cintura a 1,5cm do limite. Remate com ponto ziguezague as costuras da cintura.
Vire as costuras da cintura no sentido do corpo e engome.
Com os calções do avesso, forme o cós do macaco cosendo uma nova linha ao longo da cintura 0,08cm afastada da linha que une as suas duas peças. Deixe uma pequena abertura nas costas para poder colocar o elástico. Corte um pouco de elástico igual ao dos bolsos dos calções de largura com 55cm de comprimento para o tamanho 7/8 anos (50 para o tamanho 5/6 anos, 46 para o tamanho 3/4 anos, 44 para o tamanho 12/24 meses e 42 para o tamanho 6/12 meses) e, com a ajuda de um alfinete de dama, passe-o por dentro do cós. Cosa as pontas do elástico e feche a abertura.
Se estiver a coser o macaco com uma linha contrastante poderá, antes de enfiar o elástico, fazer uma segunda linha de limite do cós pespontando mesmo junto à linha de junção do corpo do macaco com os calções. Assim terá o elástico da cintura delimitado por duas linhas de costura.
O macaco está pronto!
Os moldes para os tamanhos 3/4 anos e 5/6 anos já foram experimentados em macacos para as minhas filhas. Os restantes ainda estão por experimentar (este projeto era “secreto” até hoje por isso não pude contactar “pattern testers”…) Se os experimentarem, peço-vos que me digam como correu e se há alguma coisa que possa ser melhorada (e, já agora, obrigada antecipadamente!)
E não se esqueçam de votar!

2 comentários:

  1. Muitos parabens!!! Estava a torcer por ti, eram mm os mais giros.
    Beijinhos
    Joana Nero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! Ainda tive uma troca de SMS com o Rodrigo bem divertida à conta deste concurso...

      Eliminar